Atendendo a pedidos vou postar os itens que devem ser contratados para um casamento.
Pelo que entendi, vocês querem saber os profissionais e itens que não podemos esquecer, é isso?
Lá vai:
- Local para a cerimônia
- Celebrante (Padre, Pastor, Juiz...)
- Músicos para a cerimônia
- Flores para a cerimônia (florista)
- Local para a recepção
- Foto
- Vídeo
- Buffet (Coquetel mais mini porções ou jantar. Cerveja e refrigerantes estão sempre incluídos)
- Bebidas (vodka*, whisky*, prosseco, energético* e vinho*)
- Open Bar*
- DJ (verificar o instrumento de trabalho - se o DJ levar uma mesinha ou algo do tipo o ideal é que se alugue um bar para que ele fique ali escondido. Verificar também as colunas que eles trabalham, se puder colocá-las espelhadas, o efeito é outro) Para festa acima de 120 convidados o ideal é usar 4 moving reads.
- Iluminação: igreja, recepção e pista de dança
- Bolo
- Topo do bolo*
- Doces
- Chocolates
- Bem casados (também estão usando mini brownie ou pão de mel)
- Lembrancinha para os convidados*
- Lembrancinha para os padrinhos
- Lembrancinha para as damas e pajens
- Forminhas (Eu acho legal usar para pelo menos 70% dos DOCES, para chocolates não precisa)
- Porta guardanapos
- Carro da noiva
- Hotel para a noite de núpcias (normalmente é fechado o pacote para a noiva se arrumar também)
- Cabelo e Maquiagem
- Cuidados de beleza (clareamento nos dentes, limpeza de pele, massagem...)*
- Vestido
- Véu e grinalda (normalmente vem incluído no valor do vestido, mas são poucas as opções)
- Sapato
- Acessórios (brinco, anel, pulseira - colar acho que nem pensar - PERFUME a ser usado no dia)
- Buquê da noiva (ou sapo ou buquê de Sto Antônio /buquê daminhas e lapelas dos padrinhos)
- Decoradora (se for da casa de festa, geralmente o básico está incluído. Verifique antes.)
- Paisagismo
- Velas (nas casas de festa geralmente só os copinhos da mesa de convidados estão incluídos)
- Sousplat (alguns buffets possuem)
- Taças (os buffets possuem as básicas - coloridas são sempre extra)
- Florista (atentar aos pacotes das casas de festa que oferecem poucas flores no geral)
- Tecidos (Voil, tecido para paredes, sousplat de mdf com a mesma estampa, almofadas, abajour, o normal é usar tudo padronizado...)
- Toalhas (verificar a da casa de festa)
- mobiliário (casas de festa costumam oferecer o básico, verifique se a cadeira e a mesa que você quer estão incluídas no valor. Geralmente os sofás e mesinhas de canto e centro dos lounges não estão incluídas) - mobiliários de rattan, vime e demolição nunca estão inclusos.
- Lustres...
- Guardanapo (os buffets muitas vezes oferecem o branco, qualquer outro é a parte - SEMPRE)
- Cerimonialista (mesmo que seja pacote, procure saber com outras noivas e tente conversar com ela antes do seu evento. Empatia é fundamental e as do pacote fazem o cerimonial para a casa, conforme eu expliquei no meu outro post. Um bom cerimonial pode salvar ou detonar a sua festa.
- RSVP ativo (Este item é SEMPRE por fora, casas de festa e cerimonialistas somente recebem ligações de convidados, elas não ligam para confirmar - até ligam, mas é cobrado à parte).
- Convites
- Calígrafa
- Tag de agradecimento, placa de reservado para a mesa dos pais personalizados* (Aliás, verifiquem este último com a decoradora de vocês, porque aqueles porta retratos de R$ 1,99 com o reservado impresso fica feio demaisss - Fica a dica, sei que as vezes ta apertado, mas mandar fazer personalizado não vai sair caro e são usados 2 ou 4 no máximo)
- Alianças (Na maioria das vezes o casal usa a mesa do noivado)
- Roupa do noivo, pais e padrinhos
- Manobristas e seguranças
- Lua de mel
- Chá de panela ou chá bar ou chá de lingerie
- Brindes de pista* (Os mais usados são: balões metalizados e chinelos - só para as mulheres, item quase obrigatório hoje em dia. Não está mais se usando aqueles enfeites: pisca-pisca, óculos, gravatas e etc...)
- Lista de presentes (Só podem ser feitas com menos de 90 dias. Tipos de lista: loja física e/ou virtual, listas fakes em sites de casamento, cotas para a lua de mel)
- Documentação para o civil (Dar entrada no cartório do seu bairro (se os noivo residem em bairros diferentes o processo deve ser feito nos dois cartórios, com pelo menos 3 meses de antecedência. O prazo máximo para dar entrada varia de 20 a 30 dias, dependendo do cartório e igreja).
Extras: Site de casamento, tequileiros, comida japonêsa, sorvetes em geral, barraquinhas de cachorro quente, Banda, Escola de samba ou Mc - lembrando que se houver música ao vivo o DJ deve ser comunicado. E se for clube ou casa de festa verifique antes, pois, muitas não permitem.
* Itens muito usados, mas opcionais.
Bjs!
No início, laaaaaaaaaaaaá nos idos de 2010 essas listas nos blogs me ajudaram MUITO. Foi por elas que aprendi como que funciona o mundo do casamento.
ResponderExcluirParabéns por compartilhar, Lú!
Com certeza, muitas noivinhas passarão por aqui e será essa lista o ponto de partida delas.
Bjssss
PS: vou fazer as mesmas comidas que vc fez no meu chá. É prático, não suja muita coisa e enche a barriga do povo rsrsrs