quinta-feira, 19 de abril de 2012

- Celebrantes

Boa tarde meninas!

Ontem uma noiva me pediu para fazer uma matéria sobre celebrantes para quem opta por fazer cerimônia no local. Ela estava procurando e não encontrava quase nada com esse tema na net.

Sendo assim, vamos ajudar...

Se alguma noiva tiver uma boa dica de celebrante, por favor me envie um e-mail ou deixe um comentário que eu acrescento aqui!

E-mail: lukitalessa@yahoo.com.br

Na hora de escolher uma pessoa para abençoar o seu casamento, o mais importante é saber o que você deseja para a sua cerimônia, de acordo com a religião dos noivos, claro.

A cerimônia ao ar livre pode ser feita por: juiz (para quem não quer optar por uma religião específica), diácono (representante da igreja católica), pastor (evangélicos), rabino (judeus), Padre Anglicano, entre outros...

Para os espíritas não há um celebrante específico para realizar o casamento, por isso muitas pessoas optam por fazer o casamento no civil e no dia só fazem uma representação (com um amigo ou parente lendo um poema, um texto que cite a religião ou uma música por exemplo).

Vou indicar alguns desses celebrantes para vocês, mas deixo claro que não conheço pessoalmente nenhum deles. Foram todos indicados por casas de festa e amigas.

Juiz de paz:

email lilah.wildhagen@gmail.com
Lilah Wildhagen
Juíza de Paz -TJRJ

Sônia (cartório do Catete)
2556-5113/ 9672-0846

Gloria Heloiza Lima da Silva
7821-0710/ 2431-7044/ 2786-9710 (gabinete)

Carla Nassif - super bem indicada, dizem que ela lê textos emocionates!!!
24-22456164


Pastores:

Pastor Edson Fernando - Igreja Cristã de Ipanema
21 8851-5434

Pastor Pedro Vieira Veiga - cerimônia ecumênica - Igreja Cristã de Ipanema

Pastor Luiz Longuini - fez o casamento da Juliana Paes e outras famosas
21 9308-4878/ 21 2502-4821

Pastor Jonas Resende - Para famílias com misturas de várias religiões ou para quem não quer uma cerimônia muito tendenciosa para uma crença específica, ele é perfeito. (Faz casamento de famosos). 21 8875-1575 /21 3392-0511(secretário José Antônio)


Padre Anglicano:

Reverendo Eduardo
21 2286-9990/ 21 9368-0094
Igreja Anglicana


Famosos no círculo dos casamentos, esses Freis realizam cerimônias em diversas igrejas e casas de festas:

Frei Henrique Gonzales (21)
Frei Brás (21) 2273-6040 (21)9801-7048.
Frei José Pereira (21) 9988-9037, (21) 2691-3058, (21) 2691-2150


Para finalizar vou colocar uma matéria completa sobre rituais de casamentos do site guia de noivos que achei perfeita para este post:

Precisamos de Rituais

 Casar é popular, trocar alianças de casamento é uma tradição muito antiga, mas que nunca perde o encanto. Um dos rituais mais felizes da vida. Ritual é a maneira como damos significado aos diferentes aspectos de estarmos vivos, tornando a vida mais representativa e valiosa.

No filme Cold Mountain, atores principais se casam dizendo 3 vezes a frase "EU ACEITO", " EU ACEITO", "EU ACEITO"! SIM, SIM, SIM! E definem que para separar deve ser o mesmo: " ESTAMOS DIVORCIADOS - 3x ...
Celebrada por padre, pastor ou pai-de-santo, uma cerimônia de casamento é sempre linda... Veja como é o ritual em diferentes religiões.


UmbandaMãe-de-santo (baba) ou pai-de-santo (babalaô), médiuns e percussionistas (curimbas) abrem a celebração no terreiro enfeitando com flores e velas. No caminho para o altar, o sacerdote faz uma defumação. Os noivos entram de mãos dadas no templo, seguidos por padrinhos. "Perante os orixás, vocês prometem viver juntos até o final desta vida terrena?", pergunta o celebrante. Depois do "sim" do casal, todos cantam e a mãe ou pai-de-santo incorpora um guia. Em geral o preto velho, entidade que zela pela família. Marido e mulher ficam ligados às entidades espirituais do terreiro.


Católicos O casamento é das mais importantes cerimônias cristãs. O primeiro milagre de Jesus aconteceu justamente numa festa de casamento, quando ele transformou água em vinho. Ao longo dos séculos, a celebração foi ganhando pompa e circunstância. O vestido branco, o véu e grinalda da noiva, a troca de aliança e o beijo que sela o compromisso são comuns a católicos e evangélicos. A festança com valsa, bolo de noiva e a distribuição dos docinhos bem-casado também virou tradição cristã. Católicos e protestantes consideram a união indissolúvel: a morte pode separar as duas almas que selaram o compromisso diante de Deus. Mas existem algumas peculiaridade em cada corrente religiosa. A cerimônia é comandada por um padre e o casamento é um dos sete sacramentos da igreja católica. Um dos "sinais sagrados" que o fiel pede receber ao longo da vida, como o batismo, a eucaristia e a unção dos enfermos.

Evangélicos
Não tratam o casamento como um sacramento. A cerimônia geralmente conta com muita música, quarteto de cordas, coral, num templo que não tem imagens ou estátuas de santos. Caso seja o segundo casamento de um dos noivos, a cerimônia não será realizada no templo. O pastor apenas abençoa a união.

IslamismoQuem viu o casamento de Said (Dalton Vigh) e Ranya (Nívea Stelmann) na novela o clone tem apenas uma vaga idéia do que é uma cerimônia muçulmana. "A TV que mostrou o lençol da noite de núpcias manchado de sangue, como Said fez na novela, não existe, pelo contrário, a religião abomina isso, trata-se de costumes arcaicos, de tribos do interior do Marrocos, nada a ver com as tradições do islamismo.Os noivos se conhecem antes do casamento e os pais da noiva não podem obrigá-la a se casar. Depois que a mulher aceitar o pretendente, um sheik, testemunhas e o pai da noiva oficializam a união, com orações e leituras do Alcorão, o livro sagrado da religião. Daí, começa a festa, pode durar até sete dias!


Zen-Budista"Casar é ingressar no caminho da felicidade de mãos dadas com o companheiro", o monge Francisco Handa, Comunidade Budista Soto Zenshu. Na cerimônia, o casal pede a benção de Buda e jura passar alegria da união a todos os seres do universo. O casamento conta com o ritual do San-San Kudo: o monge despeja saquê em três tigelas e os noivos tomam três golinhos de cada recipiente. "Ao beber do mesmo cálice, o casal se torna uma só pessoa."


JudaísmoJudeus casam-se na sinagoga, o templo de oração, ou ao ar livre. Aguarda a noiva sob a chupá, um toldo que representa a lar judaico. O rabino lê o contrato de casamento escrito há mil anos, que trata das obrigações do casal. Depois da troca de alianças, o sacerdote faz uma oração segurando uma taça de vinho. O casal bebe do vinho e o noivo quebra a taça para lembrar a destruição do templo de Israel pelos romanos, no ano 72 - que provocou a dispersão desse povo pelo mundo.


EspiritismoPara espíritas, como Caio Blat, cujo primeiro casamento foi com Ana Ariel. Para os espíritas, as almas se encontram para resolver pendências de vidas passadas e aprender a amar - única maneira de evoluir espiritualmente.
No espiritismo não há um ritual típicos de casamento. Depois de oficializar a união civil, o casal pede para o expositor abençoar o enlace no centro espírita, no Buffet ou em casa. Cada um faz a cerimônia como quer. "Em comum, há o discurso do celebrante e as preces a Deus e aos espíritos de luz. Um dos espíritos que passa informações ao médium Chico Xavier afirma que existem cinco tipos de casamento:
- O transcendental: que une espíritos muito evoluídos, caso da Virgem Maria e de São José, cujo casamento facilitou cumprimento de sua missão na terra;
- O afim: que estreita laços de amor de vidas passadas;
- O sacrificial: no qual um membro de casal é mais evoluído que o outro e por isso deve ajudar o parceiro;
- O provacional: que é um encontro para sanar dívidas. A união é uma provação, algo penoso para um dos dois;
- O acidental: baseado na atração física


EcumênicosQuem lembra do casamento da dançarina Carla Perez com o cantor Xanddy. Eles optaram por uma cerimônia de casamento ecumênica, com um padre e um pastor, já que ele é católico e ela evangélica. Os noivos escolheram um lugar "neutro" para realizar a celebração, um salão de hotel. Os budistas não têm restrições a cerimônia a cerimônias ecumênicas. Espíritas também não. É raro, mas há casos de casamentos que foram realizados por um pai-de-santo do candomblé ou da umbanda ao lado de um padre católico A igreja Católica exige a autorização de um bispo para que isso aconteça. Uma conversa franca com os religiosos envolvidos é a melhor maneira de combinar a celebração.


Como wedding planner, eu sempre questiono o casal sobre como gostariam da cerimônia religiosa, porque tem haver com religar. - Qual é a sua forma de religar? De ser abençoado pelo PAI ?
Podemos definir um refúgio para casar, Se for feito num lugar com uma paisagem de verdade facilitará ser lembrada com um toque de nostalgia. Vale comemorar aniversário de casamento e curtir sua nova vida a dois. A ilha de Fernando de Noronha é um paraíso para os românticos e apaixonados...
O importante é lançar a âncora da intimidade dos dois, onde se refugiam, onde tem emoção muita para lembrar, como as emoções da infância fazem conosco.

Texto de Rosa Maciel pro site www.guiadenoivos.com.br

4 comentários:

  1. Oi Lú, estou comovida com o post. Você fez tão rápido, e ele está super caprichado, cheio de informações. Muito obrigada mesmo. Tenho certeza que vou aproveitar todas as dicas a começar pelos contatos de celebrantes que você disponibilizou. No meu caso eu sou espirita, e como você bem disse não existe um ritual ou celebração específica. O ideal seria alguém pra falar coisas bonitas sobre o casamento e um pouco de nós dois. Vou caçar agora entre essas referências que você mandou. Muito obrigada mais uma vez. Beijos

    ResponderExcluir
  2. AMEI o Reverendo Eduardo. Nos conhecemos a uma semana atrás, ele foi super simpático, conversamos por horas. Indico muito!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Faltou informar de quem cuida de toda a Papelada do Casamento Civil, tantos de noivos residentes no Brasil, como no Exterior (Europa, Ásia, Oceania, Etc; Eu conheço uma pessoa que trata do assunto. Excelente profissional: Elizia Coutinho, 9348-2955/2551-3383

    ResponderExcluir
  4. Rogério SIDAOUI, celebrante ecumênico de casamentos. Espiritualidade humana , Ritual de Areias, Ritual de Vinhos, Efeito Civil. Tudo isso eu te ofereço e acrescento pontualidade, respeito e experiência em mais de 650 celebrações para todos os gostos e posicionamentos religiosos.
    Http://www.rogeriocelebrante.com

    ResponderExcluir