quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

- O Cerimonial

Meninas,

Este assunto é SÉRIO!!!

Cerimonial é importante? É MAIS DO QUE IMPORTANTE.




Fiquem atentas. Eu mesma por querer centralizar tudo, achava que para o dia do evento não tinha tanto o que dar errado, afinal EU fiz uma super planilha, perfeita, com todos os fornecedores que eu havia fechado, informando todos os contatos, a forma de pagamento, o horário que o profissional chegaria, o que o fornecedor se comprometeu de fazer e etc...

Conversei com a cerimonislista e expliquei TUDO o que era importante para mim e o que eu precisaria que ela fizesse no dia (ainda fiz isso).

E no dia do meu casamento tudo que teve de erro foram itens esquecidos pela cerimonialista.

A dica que eu dou é: em casa de festa com pacote, contrate uma boa cerimonialista do dia! Mas por que?

- Porque a cerimonialista da casa de festa, ela vigia a CASA, a maior preocupação dela é para que tudo corra dentro do horário dela e da equipe dela, ela normalmente não conhece muito a noiva e a prestação de contas dela é com a dona da casa, ela vai fazer o que mandarem ela fazer. E mesmo quando da algo errado, a casa de festa tende a defender o profissional deles, até porque é responsabilidade deles e raramente eles vão assumir o erro.

(É claro que existem as raras exceções, meninas!)


                                      











Eu já amava conhecer fornecedores, bater papo mesmo e ia percebendo que quando a cerimonialista é boa, eles conhecem, citam o nome dela e sabem até dizer sobre o trabalho da mesma.

Depois do meu casamento o que fui dando de dicas, eu recebia mais de dez e-mails por dia e fiz praticamente o cerimonial do ano de duas noivas. Noiva quer atenção, quer conversar com quem entenda do assunto e se sentir segura. A cerimonialista deve trabalhar muito o psicológico da noiva e da família da noiva.

E esse conhecimento torna-se fundamental para o dia do evento, é necessário saber o que a noiva espera, o que é mais importante para ela. Orientar nas fotos, verificar se estão descabelados, suados. Se comeram. Controlar quando estão bebendo excessivamente.

A questão para mim é o cuidado. É a sensibilidade e o comprometimento.

Como algumas já sabem, estou entrando neste ramo, porque depois do meu casamento e depois de ter ajudado tantas meninas, fui percebendo que a grande maioria desses profissionais, fazem o básico e largam de mão. E eu FUI NOIVA, e das mais chatas e exigentes e sei o que se deve fazer. Acho que a gente olha com outros olhos. É muito dinheiro gasto e é uma expectativa muito grande para que UM ÚNICO dia dê certo e TEM QUE DAR.

Odiava ouvir que sempre acontece alguma coisa, que perfeito não tem como, eu passava mal se ouvia isso. Como assim? Eu estou pagando pra que então? Se pode dar algo errado e não vai ter ninguém para corrigir pra que eu vou pagar por isso?

Fora que ver cerimonialista que acompanha a noiva na escolha do vestido, dos doces, do chocolate, que fique mais íntima da mãe, da vó, da irmã, isso é raríssimo!!! Acho que conheço três.
E é inadimissível, tem muita gente ganhando mole por aí.

Sei que é cansativo, que é muuita coisa pra fazer e são muitas noivas, mas cada uma tem que se sentir única.

Não estou aqui para vender meu peixe, não. Até porque meu maior investimento é para a decoração, o meu grande estudo e o que eu pretendo fazer o resto da minha vida é decorar. Eu amo isso.
Não me preocupei com buffet, fotógrafo, Dj... e sim com decoração!!! Louca? Pode ser. Mas sempre foi o que me chamou mais atenção.

Mas, qual noiva não acha legal receber as provas dos doces em casa, enviadas pela cerimonialista? Isso é um mimo! E é como eu farei.

Duvido que tem alguma dessas cerimonialistas que não chorem ao ver sua noiva entrando na igreja depois de dois anos de organização, como ocorre muitas vezes. E duvido também que essa cerimonialista vai esquecer de entrar com os balões da festa (ocorreu com uma amiga) ou mandar a menina do carrinho do sorvete Itália entrar no salão com a noiva sentada nele (que era o que eu tanto queria e NÃO fizeram, quase ninguém nem viu este serviço porque deixaram na varanda).

Se a casa (principalemente a do pacote) errar, tem que ter uma boa cerimonialista para brigar pela noiva. Para ir na cozinha chamar atenção do buffet e até abrir caminho para o garçom quando algum grupo se fechar na frente de algumas mesas.

Dêem valor a comida farta e quentinha, bebida gelada, bom DJ que toque o que a noiva combinou, um bom fotógrafo e boa filmagem e uma excelente cerimonialista. Esses são os itens básicos e fundamentais para o sucesso de uma festa.

A decoração marca, as pessoas lembrarão que estava lindo, mas não irão lembrar do porta guardanapo, por exemplo. Os doces, quanto mais variedade melhor. Mas, a grande maioria vai comer o açucar como glicose, então se tiver que cortar custo, que corte com os doces caríssimos e com as lembrancinhas extras.

Em breve vou falar sobre decoração. Dicas de onde economizar e o que chama mais atenção. Ah, fechei parceria com um fornecedor excelente de flores. Depois conto mais para vocês.

Gente, quando você entra para este ramo você vê tanta coisa, eu sou completamente contra a receber porcentagens por parcerias, por indicações. Se tiver que ganhar alguma coisa, que seja dado o desconto para a noiva que precisa muito mais. Nem que para isso precise cobrar um pouco mais pelo seu trabalho, mas aí é pelo o que você faz.

Vou ficando por aqui, é isso, conversem muito com cada profissional que escolherem, façam mil perguntas e tenham empatia! Noiva tem sexto sentido duplicado!



Bjs! :)




2 comentários:

  1. Isso é pura verdade, eu trabalho com Cerimonial e tenho o meu buffet, vou com minhas clientes em todos os fornecedores que elas precisarem amo muito minha profissão.

    ResponderExcluir
  2. Lú, me manda seu contato???
    Caso em outubro e queria muito sua ajuda! Acho que vou fechar o Spazio Itanhangá e vi que vc casou lá tb!
    Meu e-mail: cla.smp@gmail.com
    Obrigada!
    Claudia.

    ResponderExcluir